Em
nossa estadia na Índia encontrei algo muito forte que desconhecia em
mim: a devoção. Entendi que a entrega a essa força superior e sutil pode
não ser explicada racionalmente, mas é profundamente sentida pelo
coração.
Durante o retiro de Natal do Sivananda Ashram, do qual
tivemos a honra de participar, muito se falou sobre o ensinamento do
Vedanta, que compreende que todos somos um: “Tudo isto é verdadeiramente
Brahman (realidade (Sat), consciência (Cit) e beatitude (Ānanda)." Nas
palestras inspiradoras dos swamis, eles relembravam o quão próxima está a
palavra de Cristo daquela dos santos hindus. E nós vimos como Cristo é
abraçado por uma tradição que integra os mais variados mestres e valida
diversas experiências no caminho da iluminação.
Altar da Divine Life Society (acima) e um templo de rua em Goa (abaixo)
Fui então buscar O
Sermão da Montanha segundo o Vedanta, comentado por Swami
Prabhavananda, com trechos que revelam sua profundidade. “No Evangelho
segundo São Lucas, lemos: “O reino de Deus não tem aparência ostensiva;
nem se poderá dizer: ei-lo aqui ou ei-lo ali! Porque o reino de Deus
está dentro de vós.” Numa vida de Yoga é exatamente o que buscamos,
conectar-nos com nossa essência serena e plena, que nos define. Como o
lembrete do apóstolo Paulo aos Coríntios: “Ignorais acaso que sois o
templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?“
Swami Yogaswarupanandaji, presidente da Divine Life Society
E no hinduismo é
o véu de Maya, da ilusão, o que nos afasta de enxergar a realidade como
ela é, é como se a nossa luz fosse encoberta pelas trevas, e tivesse
então que ser re-descoberta, apesar de ter estado sempre dentro de nós,
brilhando. E o sermão da montanha prossegue: “E a luz brilhou nas
trevas, e as trevas não a compreenderam”. A luz de Deus brilha, mas o
véu de nossa ignorância esconde essa luz. Esta ignorância é uma
experiência direta e imediata. Só pode ser removida por outra
experiência direta e imediata – a realização de Deus. A diferença entre a
ignorância e a realização de Deus, segundo Buda, é como a que existe
entre o sono e o despertar”.
Harih Om. Tat Sat.
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Obrigada Lila por compartilhar essa experiência conosco. Harih Om.🙏
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